Avaliação de Projetos na lógica da promoção da saúde na Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo

Avaliação de projetos na lógica da promoção da saúde na Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo

É por certo a saúde coisa mui preciosa, a única merecedora de todas as atenções e cuidados e de que a ela se sacrifiquem não somente todos os bens mas a própria vida, porquanto na sua ausência a existência se nos torna pesada e porque sem ela o prazer, a sabedoria, a ciência, e até a virtude se turvam e se esvaem.

A PROMOÇÃO DA SAÚDE é uma rica estratégia que contribui para a construção de ações que possibilitem responder às determinações sociais em saúde.

A atenção e o investimento na área de promoção da saúde em nosso país vêm se mostrando mais evidentes desde a instituição da Política Nacional de Saúde em 2006, quando mudanças importantes no cenário nacional e internacional da saúde pública evidenciaram novos desafios e necessidades de reformulação dessa política que se encontra atualmente em fase de reconstrução.

A área de promoção da saúde está em expansão tanto no primeiro setor (governo-Estado), segundo setor (comércio-empresas) e terceiro setor (Ongs), o que evidencia a importância do investimento contínuo nas atividades de avaliação de suas ações.

O cerne de uma avaliação é um projeto experimental ou programa, algumas vezes chamado de intervenção; uma das maiores tarefas da avaliação é julgar o mérito de um projeto.

A publicação deste livro marca uma contribuição relevante para a prática da promoção da saúde na ótica da avaliação e reúne as principais discussões e conclusões dos projetos apresentados pelos participantes do curso realizado, reafirmando o compromisso da DVDCNT no apoio e assessoria às iniciativas de atuação nas ações de promoção da saúde contribuindo assim para o enfrentamento dos determinantes sociais da saúde, pois certamente servirá de inspiração e orientação para o desenvolvimento da avaliação em promoção da saúde.

Pretendemos e esperamos com esta publicação contribuir na difusão de reflexões ocorridas no processo de operacionalização deste trabalho, levando consequentemente a melhor atuação em avaliação de ações de promoção da saúde condizentes com as atuais exigências de uma área em franco crescimento.