Recuperamos inicialmente os conceitos fundamentais da promoção da saúde, da visão de saúde centrada na equidade, participação, intersetorialidade, dentre outros que são estruturantes para o propósito desta produção. Ao abordarmos o monitoramento e avaliação nos comprometemos em fazer conexões com temas atuais e urgentes, apoiada nos objetivos, diretrizes e valores da Política Nacional de Promoção de Saúde (PNPS) e na adoção de práticas sociais e de saúde que respeitem as diferenças de classe social; de orientação sexual e identidade de gênero; entre gerações; étni-co-raciais; culturais e territoriais. O material apoia a realização do monitoramento e avaliação de políticas de saúde, programas, projetos, ações e estratégias locais de promoção da saúde a partir de encontros de planejamento (Grupos de Trabalho), elaboração de perguntas orientadoras; pactuação de indicadores, seleção de métodos e fontes de informação e produção de dados; sistematização das informações, restituição e divulgação dos resultados.
Todo processo de Monitoramento e Avaliação (MeA) pode ser considerado uma “co-criação”, ou seja, sua operacionalização será mais potente se for construída de forma conjunta entre os envolvidos, ter ressonância no cotidiano dos coletivos e fortalecer o pertencimento, voz, confiança e empoderamento de sujeitos e grupos.
Apresentaremos ferramentas variadas que viabilizem o uso por diferentes profissionais e realidades dos serviços, com destaque para os boxs coloridos, hiperlinks e podcasts. Desejamos com isso abrir um diálogo, momentos de reflexão que possam apoiar as práticas promotoras de saúde, que são objeto de avaliação.
Desejamos a vocês um bom percurso!