Oficina Fortalecimento de Práticas Colaborativas: Avaliação das parcerias

Redes intersetoriais de políticas públicas: Universidade - território - tecnologias livres e informação

No dia 17/03/25, o projeto Redes Intersetoriais em Políticas Públicas realizou a oficina Fortalecimento de Práticas Colaborativas: avaliação das parcerias. Conduzida pela equipe do CEPEDOC: Rosilda Mendes, Grace Noronha e Carmen Santana, e com a participação da Profa. Nina Wallerstein (Universidade do Novo México).

Após a recepção e apresentação de cada membro presente, as atividades foram iniciadas com a apresentação do planejamento da validação do questionário a ser desenvolvido e aplicado no e pelo grupo.

Como parte do objetivo específico 6 do projeto (validar questionário para fortalecimento de práticas colaborativas em parcerias como parte do projeto Engage for Equity: Advancing Community Engaged Partnerships – Compromisso  com a Igualdade Promovendo Parcerias de Envolvimento Comunitário), o planejamento prevê a tradução e adaptação do instrumento de avaliação de parcerias, assegurando a sua validade e confiabilidade para uso no Brasil.

Estimulados pelo convite à reflexão e à participação, os integrantes participaram de um diálogo aberto para discutir e formar consensos os significados do termo “parceria”, apresentando quais as características de uma parceria “ideal”, como criar parceria e os desafios dos trabalhos em parceria.

Apesar do tempo limitado, duas propostas de dinâmicas foram apresentadas para estimular a construção de conhecimento: Café Mundial e Mapas de Parcerias.

A primeira, Café Mundial, estimularia o diálogo em apresentar as características de uma parceria “ideal”, como criá-la e os desafios dos trabalhos colaborativos. A segunda, Mapas de Parcerias, daria concretude gráfica sobre as relações entre os parceiros.

Como encaminhamento, diante da motivação alcançada e do interesse do grupo pela continuidade da atividade, foi agendado um novo encontro para prosseguir com as atividades.