Nossos propositos
1) Qualificar profissionais de saúde para desenvolver ações de Monitoramento e Avaliação em Promoção da Saúde tendo como referência a PNPS, sendo um com tutoria e outro auto instrucional.
2) Elaborar e validar um curso de ensino remoto com tutoria, sobre Monitoramento e Avaliação em Promoção da Saúde, tendo como referência a PNPS.
3) Implantar o curso de ensino remoto com tutoria sobre Monitoramento e Avaliação em Promoção da Saúde, tendo como referência a PNPS.
4) Elaborar e validar um curso de ensino à distância auto instrucional, sobre Monitoramento e Avaliação em Promoção da Saúde, tendo como referência a PNPS.
5) Implantar o curso de ensino à distância auto instrucional sobre Monitoramento e Avaliação em Promoção da Saúde, tendo como referência a PNPS.
6) Produzir material pedagógico sobre monitoramento e avaliação das ações de promoção da saúde tendo como referência a PNPS.
Lições Aprendidas
Importância do Diálogo Intersetorial: A avaliação em promoção da saúde é fortalecida pela participação de atores diversos, reforçando a colaboração entre profissionais, gestores e comunidades na construção de uma visão comum sobre saúde pública.
Aprendizado Contínuo e Autonomia: O processo avaliativo incentivou a autonomia dos envolvidos, permitindo que gestores e profissionais não só interpretassem dados, mas também adotassem práticas informadas pela realidade local e pelo contexto social.
Valorização da Diversidade Territorial: As rodas de conversa revelaram uma heterogeneidade significativa nas práticas e concepções sobre promoção da saúde. Adaptar as metodologias aos diferentes contextos foi essencial para o sucesso do projeto.
Reflexão Crítica e Transformadora: Incorporar processos educativos baseados em Educação Permanente possibilitou transformar práticas profissionais, melhorando as condições de vida e saúde nos territórios.
Adaptação Flexível às Realidades Locais: A necessidade de ajustar o projeto às dinâmicas locais evidenciou a importância de uma abordagem flexível e adaptável.