Cursos de Monitoramento e Avaliação em Promoção da Saúde - na modalidade EAD - com tutoria e auto instrucional - tendo como referência a Política Nacional de Promoção da Saúde

Início: 01-02-2022
Término
31-01-2024

Desde a implantação da Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS), o monitoramento e a avaliação são considerados ferramentas fundamentais para melhorar a tomada de decisão e para o aprimoramento da qualidade da gestão em saúde. Nessa direção, formuladores de políticas, gestores públicos, profissionais, e acadêmicos debatem a efetividade das ações de Promoção da Saúde, especialmente aquelas voltadas aos interesses e necessidades sociais, priorizando o princípio da equidade e a redução das desigualdades e vulnerabilidades sociais. Em 2022, a OPAS e o CEPEDOC Cidades Saudáveis assinaram uma Carta Acordo para implementar cursos EAD de Monitoramento e Avaliação em Promoção da Saúde, com tutoria e autoinstrucional, focados na capacitação de gestores e profissionais do SUS. Esses cursos promoveram a educação permanente e o diálogo intersetorial, ajudando a criar uma visão comum sobre indicadores, metas e resultados.

Nossos propositos

1) Qualificar profissionais de saúde para desenvolver ações de Monitoramento e Avaliação em Promoção da Saúde tendo como referência a PNPS, sendo um com tutoria e outro auto instrucional. 2) Elaborar e validar um curso de ensino remoto com tutoria, sobre Monitoramento e Avaliação em Promoção da Saúde, tendo como referência a PNPS. 3) Implantar o curso de ensino remoto com tutoria sobre Monitoramento e Avaliação em Promoção da Saúde, tendo como referência a PNPS. 4) Elaborar e validar um curso de ensino à distância auto instrucional, sobre Monitoramento e Avaliação em Promoção da Saúde, tendo como referência a PNPS. 5) Implantar o curso de ensino à distância auto instrucional sobre Monitoramento e Avaliação em Promoção da Saúde, tendo como referência a PNPS. 6) Produzir material pedagógico sobre monitoramento e avaliação das ações de promoção da saúde tendo como referência a PNPS.

Lições Aprendidas

Importância do Diálogo Intersetorial: A avaliação em promoção da saúde é fortalecida pela participação de atores diversos, reforçando a colaboração entre profissionais, gestores e comunidades na construção de uma visão comum sobre saúde pública. Aprendizado Contínuo e Autonomia: O processo avaliativo incentivou a autonomia dos envolvidos, permitindo que gestores e profissionais não só interpretassem dados, mas também adotassem práticas informadas pela realidade local e pelo contexto social. Valorização da Diversidade Territorial: As rodas de conversa revelaram uma heterogeneidade significativa nas práticas e concepções sobre promoção da saúde. Adaptar as metodologias aos diferentes contextos foi essencial para o sucesso do projeto. Reflexão Crítica e Transformadora: Incorporar processos educativos baseados em Educação Permanente possibilitou transformar práticas profissionais, melhorando as condições de vida e saúde nos territórios. Adaptação Flexível às Realidades Locais: A necessidade de ajustar o projeto às dinâmicas locais evidenciou a importância de uma abordagem flexível e adaptável.

Coordenação

Carmen Lucia Albuquerque de Santana
Médica
Carmen Lucia Albuquerque de Santana Carmen Lucia Albuquerque de Santana

Pesquisadores envolvidos

Pamela Lamarca Pigozi
Pesquisadora em Saúde Coletiva
Pamela Lamarca Pigozi Pamela Lamarca Pigozi
Rosilda Mendes
Doutora em saúde pública
Rosilda Mendes Rosilda Mendes
Antônio Carlos Seabra
Dais Gonçalves Rocha
Ewout Teer Haar
Georgia Dalla Valle Garcia
Magali Aparecida Baptista
Marco Akerman
Professor
Marco Akerman Marco Akerman
Maria do Socorro de Araújo Dias

Instituição financiadora

Organização Pan-Americana de Saúde

Parcerias institucionais