Intersetorialidade: Recomendações para a Promoção da Saúde

Início: 01-01-2023
Término
30-11-2024

Mais que um conceito, a intersetorialidade busca articular atores, recursos e ideias na solução de um problema comum que interesse a todos em um determinado território. Entretanto, não é uma tarefa simples, dado que muitas vezes esse movimento pode ser palco de conflitos, desgastes e desalento às pessoas envolvidas. Nos documentos de construção e embasamento do ideário do Sistema Único de Saúde (SUS), a articulação intersetorial é recomendada, para tornar cada vez mais visível, que o processo saúde-adoecimento é decorrente de múltiplos determinantes, e para a necessidade de convocar os outros setores na implementação de práticas de promoção da saúde. Este projeto ao produzir “Recomendações de Práticas Intersetoriais para a Promoção da Saúde” pretende ampliar o entendimento e aprofundar o conhecer e o saber-fazer de uma abordagem intersetorial.

Nossos propositos

Produzir recomendações de práticas intersetoriais para a promoção da saúde, por meio de Documento e Guia de implementação, dirigidas aos formuladores de políticas públicas, em geral, e aos gestores e profissionais de saúde, em particular, interessados em ativar a gestão intersetorial de políticas públicas em seus respectivos territórios, bem como a qualquer cidadão ou coletivos interessados em valorizar movimentos de abordagem intersetorial.

Lições Aprendidas

O sucesso das práticas intersetoriais depende da nossa capacidade de dialogar, fortalecer a participação social e desenvolver governança colaborativa. O esforço conjunto é o que dá vida e continuidade às ações transformadoras. Ao integrar diferentes setores e disciplinas, ampliamos nosso olhar sobre os problemas e, com isso, a possibilidade de enfrentá-los. Neste sentido, podemos reafirmar que o caminho para equidade em saúde é construído por muitos. Cada passo, cada colaboração, cada diálogo fortalece o tecido social e as ações transformadoras.

Coordenação

Marco Akerman
Professor
Marco Akerman Marco Akerman

Pesquisadores envolvidos

Camila Cristina Barbosa dos Santos
Carmen Lucia Albuquerque de Santana
Médica
Carmen Lucia Albuquerque de Santana Carmen Lucia Albuquerque de Santana
Daniele Pompei Sacardo
Douglas Roque Andrade
Professor e Pesquisador
Douglas Roque Andrade Douglas Roque Andrade
Fabio Fortunato Brasil de Carvalho
Fátima Madalena de Campos Lico
Psicóloga
Fátima Madalena de Campos Lico Fátima Madalena de Campos Lico
Grace Peixoto Noronha
Educadora e Pesquisadora
Grace Peixoto Noronha Grace Peixoto Noronha
Pamela Lamarca Pigozi
Pesquisadora em Saúde Coletiva
Pamela Lamarca Pigozi Pamela Lamarca Pigozi
Rosilda Mendes
Doutora em saúde pública
Rosilda Mendes Rosilda Mendes

Instituição financiadora

Ministério da Saúde

Parcerias institucionais