Comunidade dos Países de Língua Portuguesa e Determinantes Sociais da Saúde

A 11a edição da série LEIASS, traz-nos uma abordagem abrangente sobre os determinantes sociais da saúde no universo dos países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e de como eles se relacionam e afetam a saúde das populações.

Este livro compõe a Série Linha Editorial Internacional de Apoio aos Sistemas de Saúde (Leiass), fruto de um esforço conjunto do Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa – IHMT (Portugal) e do Conselho Nacional de Secretários de Saúde – Conass (Brasil). As duas instituições têm buscado ampliar seus intercâmbios e cooperação, com o intuito de difundir o conhecimento produzido, fortalecendo as parcerias entre os Estados-Membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

A presente obra aborda os Determinantes Sociais da Saúde (DSS) no contexto da CPLP, entendendo-os como um conjunto de acontecimentos, fatos, situações e comportamentos da vida econômica, social, ambiental, política, governamental, cultural e subjetiva que afetam positiva ou negativamente a saúde de indivíduos, segmentos sociais, coletividades, populações e territórios. Portanto, os DSS são fatores e mecanismos pelos quais as condições sociais afetam a saúde e que potencialmente podem ser alterados por meio de ações baseadas em informação.