O projeto Redes Intersetoriais em Políticas Públicas na tarde do dia 07/04/25, deu continuidade à oficina Fortalecimento de Práticas Colaborativas: avaliação das parcerias. Esse novo encontro, que foi conduzido pela equipe do CEPEDOC – Cidades Saudáveis: Rosilda Mendes e Carmen Santana, contou com a participação dos parceiros e integrantes do projeto e teve como principal objetivo a construção dos Mapas de Parcerias relacionadas ao desenvolvimento das atividades.
Inicialmente os participantes recordaram os resultados da reflexão ocorrida no dia 17/03 que proporcionou o diálogo sobre como seria e quais as características de uma parceria ideal, como criar uma parceria e quais os desafios dos trabalhos em parceria.
Posteriormente o grupo se dividiu sem subgrupos para, a partir de alguns passos pré-estabelecidos, descobrir mais sobre as relações entre os parceiros. Na atividade foram produzidos diferentes mapas de parcerias relacionados às ações mais específicas em cada um dos territórios de ação (Polo Butantã, Polo Perus, Polo Diadema e Polo São Bernardo do Campo) e também um mapa de parcerias mais voltado à gestão central do projeto.
A oficina proporcionou uma intensa reflexão sobre as parcerias já estabelecidas e aquelas que demandam ainda um fortalecimento nas relações. O grupo, envolvido e motivado pela necessidade de continuidade dessa reflexão, realizará um novo encontro para dar sequência à atividade e aprofundar o conhecimento.
Lembrando que essa atividade faz parte do objetivo específico 6 do projeto (validar questionário para fortalecimento de práticas colaborativas em parcerias como parte do projeto Engage for Equity: Advancing Community Engaged Partnerships – Compromisso com a Igualdade Promovendo Parcerias de Envolvimento Comunitário), que prevê a tradução e adaptação do instrumento de avaliação de parcerias, assegurando a sua validade e confiabilidade para uso no Brasil.