Este livro foi tecido a muitas mãos para servir de apoio ao projeto intitulado “Curso de Monitoramento e Avaliação em Promoção da Saúde”, na modalidade EAD com tutoria e autoinstrucional, tendo como referência a Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS). Resulta da parceria do CEPEDOC Cidades Saudáveis com a Organização Pan-Americana da Saúde e Ministério da Saúde. Nesse projeto, pretendemos ampliar o debate conceitual e difundir metodologias de educação permanente em promoção da saúde envolvendo o maior número de gestores e profissionais perante a árdua tarefa de requalificação das práticas de gestão, atenção e formação.
O interesse em torno do monitoramento e da avaliação de políticas e iniciativas de promoção da saúde tem se intensificado nas últimas décadas. De fato, são cada vez mais frequentes as discussões envolvendo formuladores de políticas, gestores, acadêmicos e outros profissionais em torno dos elementos necessários para verificar a efetividade das atividades desenvolvidas no âmbito dessas ações e políticas. Mas a promoção da saúde é um processo complexo, integrado por muitas vozes, estruturado em valores intangíveis: nesse contexto, o que pode ser avaliado? Como avaliar?
Não são poucos os desafios no campo da avaliação em promoção da saúde, sobretudo porque requer esforço investigativo de aproximação da realidade que busca apreender, analisar, interpretar e compreender os movimentos instituintes que emergem de nossas práticas.
E quais são as práticas de promoção da saúde que acontecem em nosso território? Podemos falar de Promoção da Saúde em um SUS depauperado? Em situação de pandemia ou outras emergências?
Para elaborar um texto que conversasse com necessidades e potencialidades do território, idealizamos e costuramos o conteúdo programático dos cursos e desse livro de forma processual e dialogada, partindo inicialmente do levantamento de necessidades e identificação de lacunas na formação dos profissionais. Fizemos isso em rodas de conversa com gestores da promoção da saúde nas cinco regiões do país. Essa primeira etapa nos revelou ampla heterogeneidade no que se refere a conhecimentos e práticas relacionadas à promoção da saúde, diferentes concepções de promoção da saúde entre os gestores. O consenso era sobre a necessidade de trabalharmos conceitos e fundamentos da PNPS, antes de entrar na temática propriamente dita de monitoramento e avaliação em promoção da saúde. O aprendizado decorrente das conversas com gestores foi compartilhado e ampliado no debate com parceiros e autores. E assim foi se tecendo essa obra…