Nossos propositos
1) Elaborar, validar, implantar e avaliar um curso de ensino à distância autoinstrucional, de domínio do Ministério da Saúde, para educação permanente de gestores de saúde para a promoção da atividade física no Sistema Único de Saúde.
2) Realizar uma revisão de escopo da literatura científica que versa sobre elaboração de planos e cursos municipais, estaduais ou nacionais de promoção da atividade física para gestores.
3) Analisar como a atividade física e assuntos correlatos estão inseridos nos planos municipais de saúde de 2018 a 2020, de 25 cidades das cinco regiões brasileiras.
4) Identificar com apoio de gestores e pesquisadores brasileiros conteúdos e estratégias contidas em planos municipais de saúde sobre atividade física.
5) Elaborar e validar um curso de ensino à distância autoinstrucional para gestores incluírem a atividade física na assistência à saúde, considerando os planos municipais de saúde.
6) Implantar o curso de ensino à distância autoinstrucional na Plataforma Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS), e de domínio do Ministério da Saúde.
Lições Aprendidas
As lições aprendidas a partir do projeto de Educação Permanente de Gestores de Saúde para a Promoção da Atividade Física incluem:
- Importância da intersetorialidade e interdisciplinaridade: a promoção da atividade física nos municípios depende de abordagens interprofissionais, que envolvem múltiplos setores como saúde, esporte, educação e meio ambiente, reforçando a necessidade de colaboração para o sucesso das ações.
- Necessidade de capacitação contínua: o curso autoinstrucional criado para os gestores destacou a importância de uma formação contínua e baseada em evidências, que permite aos profissionais desenvolverem competências necessárias para implementar políticas eficazes de promoção da atividade física no SUS.
- Adequação às realidades locais: a personalização de conteúdos para atender às especificidades regionais e as particularidades dos municípios foi um aprendizado importante, refletindo a diversidade e as necessidades locais do Brasil.
- Desafios no engajamento: um dos desafios apontados foi a necessidade de fortalecer estratégias para aumentar o engajamento dos gestores municipais, garantindo que os conhecimentos adquiridos sejam realmente aplicados nos planos de saúde.
- Validação de estratégias pedagógicas junto aos gestores e pesquisadores evidenciou a importância de um processo colaborativo e participativo na construção do curso, gerando maior relevância e aplicabilidade dos conteúdos no contexto do SUS.
Coordenação
Pesquisadores envolvidos
Átila Alexandre Trapé
Daniele Pompei Sacardo
Fabio Fortunato Brasil de Carvalho
Inaian Pignatti Teixeira
João Paulo dos Anjos Souza Barbosa
Luiz Fernando Rodrigues Ocana
Margarethe Thaisi Garro Knebel
Maria Cecília Marinho Tenório
Maria Claudia Matias
Marta Verdi